Alice Vieira conversa com alunos do Colégio D. Diogo de Sousa

03-05-2012 22:30

Foi com grande entusiasmo e curiosidade que os alunos do Colégio D. Diogo de Sousa, do 1º ao 7º anos de escolaridade, encheram o auditório Monsenhor Elísio de Araújo para ouvirem a escritora e jornalista Alice Vieira.
Irradiando simpatia e total disponibilidade para responder às perguntas que lhe eram formuladas, a escritora falou sobre o seu processo de escrita e sobre os temas de algumas das suas obras mais lidas, com destaque para a trilogia Rosa, minha irmã Rosa, Chocolate à chuva e Lote 12 - 2º frente, e para o texto dramático Leandro, Rei da Helíria. 
Afirmando que tudo quanto escreve tem algo de biográfico, confessou o seu precoce gosto pela leitura e pela composição escrita, confidenciando ainda que aprendera a ler e a escrever sozinha, o que lhe permitiu sonhar e sair do seu mundo para entrar noutros mundos, reais ou ficcionados, através dos mais variados géneros literários.
À pergunta, quase sacramental, sobre quantas obras já escrevera, 
apontou para a reconfortante cifra de quase setenta livros e acrescentou que outros títulos estão no prelo ou em elaboração, nomeadamente uma biografia de Enid Blyton.
De acordo com o seu conhecimento de vida, Alice Vieira referiu que um dos objetivos da sua atividade é contribuir para que as pessoas possam ser um pouco mais felizes, distraindo-as, ocupando-lhes o tempo e a mente, oferecendo-lhes histórias e contando-lhes factos vividos na redação do Jornal Diário de Lisboa ou das redações das revistas Audácia e Ativa, com as quais continua a colaborar.
A presença da escritora e jornalista no Colégio Dom Diogo de Sousa ocupou toda a manhã e toda a tarde do dia de ontem. Foi mais um momento da sua contribuição para a literacia, luta que encetou há mais de três décadas, com o sucesso e o reconhecimento de várias gerações de leitores que desafiam qualquer tentativa de definição de faixa etária.