D. Diogo recebe alunos e professores estrangeiros

13-12-2012 11:34

 

O Colégio Dom Diogo recebeu, mais uma vez, a visita de professores estrangeiros, desta vez acompanhados por alunos, no âmbito do Projeto Comenius Mirrors on my Wall.

Professores austríacos, dinamarqueses, galeses, italianos e portugueses reuniram no Colégio Dom Diogo de Sousa para avaliar a terceira fase deste projeto iniciado em setembro de 2011 e delinear aquela que será a fase final do mesmo, com término em Itália em maio de 2013.

Este processo, que visa essencialmente o intercâmbio de práticas educativas e vivências por parte de alunos e professores de várias nacionalidades, organizou-se em várias etapas: a filmagem de vídeos sobre a rotina diária de um aluno de cada um dos países envolvidos para análise e comparação pelos seus parceiros; a escrita colaborativa sobre aspetos multidisciplinares, em particular a atual crise económica que se vive na Europa, com recurso a ferramentas da Web 2.0; e a criação de um livro de culinária em várias línguas, posteriormente traduzido para a língua oficial do projeto, inglês, com curiosidades alusivas à cultura de cada país. A última fase inserir-se-á nas comemorações do Ano Internacional da Cooperação pela Água e terá o seu início em janeiro próximo. O principal objetivo será alertar a comunidade escolar para a necessidade de poupança de água, através de campanhas baseadas em questionários, brochuras e estatísticas. Os alunos têm ainda vindo a participar em intercâmbios com o propósito de experienciar a vida pessoal e académica de um colega de outra nacionalidade, sendo alojados pelas suas famílias. Da mesma forma os alunos do Colégio Dom Diogo receberam agora os seus companheiros dinamarqueses.

Já os professores têm vindo a comparar práticas por meio de questionários, filmagens e análises comparativas de aulas, bem como através de job shadowing, em que procedem à observação e lecionação de aulas numa escola parceira. Também os docentes que na semana passada visitaram o Colégio Dom Diogo de Sousa puderam conhecer a realidade de uma escola portuguesa privada católica e, mais uma vez, comparar sistemas educativos e outras realidades culturais e linguísticas, contribuindo para uma melhoria do seu desempenho.