ESGRIMA - Monjon venceu e Machado foi terceiro no Torneio Dom Diogo de Sousa

13-12-2012 11:31

 

Os esgrimistas do Colégio Dom Diogo de Sousa dominaram o II Torneio Infantil organizado pelo Colégio, com Guillaume Monjon a vencer e Luís Machado a subir ao terceiro lugar do pódio.

Guillaume Monjon cometeu a proeza de vencer todos os jogos que disputou neste Torneio Bracarense. Na fase de qualificação, Monjon venceu a sua poule e no quadro principal eliminou vários adversários até chegar à meia-final onde eliminou Helena Afonso que vencera o último Torneio Infantil. Na final Guillaume Monjon venceu Lucas Castro por 10/5, sagrando-se o grande vencedor do II Torneio Infantil do Colégio Dom Diogo de Sousa. Luís Machado, que recentemente competiu numa prova de Iniciados em Madrid com resultado promissor, também esteve em bom nível, perdendo somente com o finalista Lucas Castro, terminando em terceiro lugar. Neste escalão participou ainda outro esgrimista de Braga, Rodrigo Faria, que merece destaque especial pois esta foi a sua primeira participação competitiva e classificou-se num excelente 9.º lugar após vencer da repescagem Jorge Costa que passara ao quadro principal com o número 5.

O II Torneio do Colégio Dom Diogo de Sousa teve ainda uma competição para Benjamins, na qual participaram Alexandre Soares, Francisco Silva, Gonçalo Basto, Joaquim Lacerda, Nuno Pereira, Tiago Pereira e Tomás Pinheiro. As competições de Benjamins não têm um carácter acentuadamente competitivo, pretendendo-se com estas provas familiarizar os jovens esgrimistas com as regras da modalidade e motivá-los para a continuidade na modalidade. No entanto, os jovens Bracarense, alguns com 6 anos de idade, conseguiram demonstrar algumas capacidades físicas e mesmo técnicas, vencendo vários jogos disputados, o que permite pensar que poderão brevemente seguir os passos dos seus colegas mais velhos e chegar ás vitórias em competições nacionais.